terça-feira, 4 de março de 2008

O que os olhos não vêem!

Domingo, após alguma leitura e um cochilo durante à tarde resolvo distrair (ou não) a mente. Ligo a TV. Eis que me surge o Senhor Fausto Silva, vulgo, Faustão, com suas piadas sem graça, na incansável tentativa de conseguir audiência, “explorando” um menino de apenas seis anos de idade, que toca teclado e canta de forma engraçada. Como se não bastasse, colocaram ao lado do menino o Deputado Cantor “Federal” Frank Aguiar para um dueto. Desisti, claro. Mudei de canal: TV Justiça. Para minha surpresa passava uma notícia sobre um julgamento no Superior Tribunal de Justiça onde se discutia a diferença entre Farmácia e Drogaria. Até tu Brutus, filho meu!!!
Voltei para a Plim-Plim (eu sou brasileiro e não desisto nunca), queria ver uma matéria onde um Leão abraçava uma empresária (não, não era o imposto de renda, era um bicho de verdade). Mas antes tive que aturar a “câmera fantástica”. Sim, eu disse a “câmera fantástica”. Fui obrigado a ver, segundo nos lembra o insistente Cid Moreira, “o que os olhos não vêem”: o cozimento de uns legumes ampliados pela tal câmera para pegar os detalhes (não sei de quê). Fiquei impressionado com o tempo que se dedicou a essa “matéria”. Sem contar as inúmeras outras inúteis ao longo do programa.
Não sou fã de teorias conspiradoras, mas tive a ligeira impressão que estavam querendo emburrecer o telespectador. Parem e reflitam sobre os legumes borbulhando dentro de uma chaleira, cuja imagem foi ampliada pela “câmera fantástica”. A Televisão, veículo de massa que é, podendo levar informação que ajude na reflexão social, faz o telespectador pensar sobre legumes borbulhando em uma chaleira.
Realmente, é melhor voltar para os livros porque com a televisão do jeito que está “os olhos não vêem” nada.

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto sensacional Leú.
Você tá cada dia melhor.

Mas falando da sua idéia, vou repetir as frases de meu velho e mala Pai:
"A TV hoje é dia é feita para pensar pelos telespectadores. É como se fosse um SPA do cérebro. Só que esse SPA não ajuda emagracer, só engorda"

Fred Alencar (esqueci minha senha para postar...vc lembra?)

Anônimo disse...

Foi mal Júlio. Faça das palavras que lancei pro Léo, para você.

abração,

Fred

Leo Saoli disse...

Aquelas imagens 'fantásticas' são mesmo uma espécie de hipnoze!!
.
É aquela coisa meio Homer Simpson, com todo o respeito que os simpsons merecem...rs
.
Mas se eu der mole sou fisgado!
Abs

Julio Cesar Oliveira disse...

Eu particularmente evito ver esses programas ...a menos que seja para criticá-los...ressalva feita à novela das oito, mas que passa às nove...porque ninguém é de ferro hahahahahahah....É RUIMMMMM HEIN !!!!!!!!!! Tem uma lenda que diz que quem assiste novela volta na outra encarnação como figurante da Globo...hahahah...Essa nem o Cara lá de cima sabia dessa influência Global hehehehe